Colecistectomia

A vesícula biliar é um órgão capaz de concentrar e armazenar a bile hepática durante o estado de jejum e liberar a bila para o intestino em resposta a uma refeição para auxiliar na digestão principalmente de gorduras.

Em algumas situações pode haver dificuldade de solubilização dos sais biliares presentes na bile e consequente formação de cálculos biliares (pedras na vesícula).

Entre os fatores de risco podemos citar:

– Sexo feminino

– Obesidade

– Idade > 40 anos

– Histórico familiar

– Gestações prévias

– Cirurgias intestinais

Sintomas:

– Dor abdominal

– Náuseas e vômito

– Sensação de estufamento

Complicações:

Os cálculos de vesícula biliar podem causar sérias complicações, inclusive com risco de vida ao paciente caso não tratadas a tempo. As principais complicações são a inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) e a pancreatite aguda (quando os cálculos da vesícula biliar migram em direção ao intestino)

Tratamento:

O único tratamento efetivo para a colelitíase (cálculos de vesícula biliar) é a colecistectomia, ou seja, a remoção cirúrgica da vesícula biliar. Não existe nenhum medicamente eficaz na dissolução dos cálculos biliares e tambémnão a benefício em apenas remover os cálculos da vesícula, já que a recorrência dos cálculos irá acontecer.

O tratamento cirúrgico proporciona a melhora dos sintomas e previne as possíveis complicações. É realizado por técnica minimamente invasiva, proporcionando recuperação mais rápida e melhores resultados estéticos.

Os comentários estão desativados.