Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Transforme sua Vida: Dê o primeiro passo em direção à saúde com a Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Se você já tentou de tudo para perder peso sem sucesso, saiba que existe uma solução eficaz e duradoura: a cirurgia bariátrica. Mais do que uma simples cirurgia, ela representa um novo começo, uma jornada em direção a uma vida mais saudável, feliz e plena.

Quais os Benefícios da Cirurgia Bariátrica?

Os benefícios da cirurgia bariátrica vão além da perda de peso. Ela proporciona uma melhora significativa na saúde física e mental, impactando positivamente diversos aspectos da sua vida:

  • Controle e reversão de doenças: Combate e previne doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, colesterol alto, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
  • Mais energia e disposição: Redução da fadiga e aumento da vitalidade para aproveitar a vida ao máximo.
  • Melhora da autoestima e autoconfiança: Imagem corporal mais positiva e maior segurança para se relacionar com o mundo.
  • Redução da dor nas articulações: Alívio significativo da dor e melhora da mobilidade.
  • Maior qualidade de vida: Mais disposição para realizar atividades físicas, sociais e familiares, desfrutando de um dia a dia mais pleno.
  • Redução dos custos com saúde: Diminuição dos gastos com medicamentos e tratamentos para doenças relacionadas à obesidade.

 

Quem pode se beneficiar com a Cirurgia Bariátrica?

  1. A cirurgia bariátrica é indicada para adultos com obesidade grave;
  2. Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m² ou acima de 35 kg/m²;
  3. presença de comorbidades relacionadas à obesidade como:
    • diabetes tipo 2;
    • hipertensão arterial grave;
    • apneia do sono grave.

Antes de tomar qualquer decisão, consulte um médico Especialista em Cirurgia Bariátrica para avaliar se este procedimento é adequado para você.

 

Agende uma consulta de avaliação

 

Agende uma consulta com o Dr. Leandro Bellina, um cirurgião especialista em cirurgia do aparelho digestivo, experiente e altamente qualificado.

Durante a consulta você terá a oportunidade de:

  • Esclarecer suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica;
  • Alinhar as suas necessidades e expectativas;
  • Receber uma avaliação individualizada do seu caso;
  • Elaborar um plano de tratamento personalizado.

Informações iniciais sobre a Cirurgia Bariátrica

As informações abaixo são parâmetros da média geral em relação aos procedimentos realizados. Esses dados podem variar de pessoa para pessoa, conforme cada caso clínico, e servem para estimar períodos e cuidados durante e após o procedimento.

O Dr. Leandro Bellina está comprometido em oferecer um atendimento humanizado, individualizado e de excelência, acompanhando você em todas as etapas do processo, desde a avaliação pré-operatória até o acompanhamento pós-operatório.

 

Agende uma consulta aqui

 

As perguntas frequentes dos pacientes sobre a Cirurgia Bariátrica

 

Preciso fazer dieta antes da cirurgia bariátrica?

Resposta: Sim, a reeducação alimentar faz parte do processo para a cirurgia bariátrica, além de que a perda de peso (mesmo que poucos quilos) antes do procedimento, diminui o tamanho do fígado e a quantidade de gordura intra-abdominal, facilitando o procedimento cirúrgico. Nos dias que antecedem a cirurgia também é iniciada uma dieta específica contendo apenas líquidos, como forma de adaptação para a dieta que é necessária nas primeiras semanas de pós-operatório.

 

Pessoas com doenças pré-existentes podem ter complicações?

Resposta: Como em qualquer procedimento cirúrgico a existência de doenças pré-existentes aumenta o risco de complicações, porém existe todo um cuidado e preparo clínico antes da cirurgia para compensar doenças pré-existentes e garantir a segurança do procedimento

Vale lembrar que muitas das doenças estão relacionadas à obesidade e que a diminuição do peso proporcionará uma vida mais saudável e com menor risco de complicações futuras.

 

Se eu fizer a cirurgia, nunca mais vou ganhar peso?

Resposta: A cirurgia bariátrica é atualmente o tratamento mais eficaz para perda de peso em pacientes com obesidade grave que não conseguiram perder peso com tratamento clínico e acompanhamento nutricional, se realizada de maneira correta e tendo boa adesão do tratamento por parte do paciente, as taxas de ganho de peso são baixas.

Quando acontece, o reganho de peso está normalmente associado a falta de acompanhamento nutricional após a cirurgia ou falha na técnica cirúrgica.

 

Qual o valor médio da cirurgia bariátrica?

Resposta: O conselho regional de medicina restringe a tratativa de valores antes de avaliação médica. A cirurgia pode ser coberta de forma integral através de plano de saúde ou realizada de forma particular, com valores variando de acordo com o orçamento atual dos custos hospitalares, de materiais e equipe assistente.

 

Preciso fazer alguma dieta após a cirurgia bariátrica?

Resposta: Sim, após a cirurgia é iniciado uma dieta líquida que irá evoluir ao longo do primeiro mês até uma dieta de consistência normal. 

 

Após o período de recuperação, posso voltar a me alimentar normalmente?

Resposta: Os pacientes bariátricos conseguem ter uma dieta normal após o período de recuperação, porém alguns cuidados são necessários como mastigar bem os alimentos e comer mais vezes ao dia e em menor quantidade. O padrão de “normalidade” também vai se modificando após a cirurgia, visto que a cirurgia bariátrica causa alterações hormonais e mecânicas que influenciam na fome e na saciedade.

 

Qual cirurgia bariátrica é menos invasiva?

Resposta: Existem duas técnicas principais de cirurgia bariátrica: Sleeve Gástrico, By-pass Gástrico. Ambas são cirurgias pouco invasivas, desde que realizadas por videolaparoscopia

 

Quais planos cobrem a cirurgia bariátrica?

Resposta: Todos os planos de saúde com cobertura de procedimentos cirúrgicos.

 

Quem tem diabetes pode fazer cirurgia bariátrica?

Resposta: Sim, inclusive um dos principais benefícios da cirurgia bariátrica é o tratamento do diabetes tipo 2, melhorando os níveis de glicemia e reduzindo ou eliminando a necessidade de uso de medicações para o diabetes.

 

Qual cirurgia bariátrica perder mais peso?

Resposta: A escolha do tipo de cirurgia depende muito do perfil clínico de cada paciente e também do padrão alimentar de cada um. Tanto o By-pass gástrico quanto o Sleeve gástrico são cirurgias com excelentes resultados na perda de peso.

 

Quantos quilos, no mínimo, preciso ter para fazer a cirurgia bariátrica?

Resposta: A indicação da cirurgia não está relacionada ao peso absoluto, mas sim à relação do peso com a altura, o que chamamos de IMC (índice de massa corpórea)

A cirurgia já pode ser indicada para pacientes com IMC > 35 (maior que 35)

*Cálculo IMC: Peso(kgs)/(Altura(m2) x altura(m2))

Faça aqui o Cálculo do seu IMC:

CALCULE SEU IMC AQUI

 

Lembre-se: A cirurgia bariátrica é uma decisão importante que deve ser tomada com responsabilidade e acompanhamento médico especializado.

 

Agende uma consulta de avaliação

 

Com um histórico de mais de 1.000 cirurgias bem-sucedidas, o Dr. Leandro Bellina demonstra sua experiência e habilidade no campo da cirurgia bariátrica e do aparelho digestivo.

O Dr. Leandro Bellina de Bittencourt é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, com residências em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Universitário HU-UFSC.

É referência na área do tratamento da obesidade através da cirurgia bariátrica além de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM

Atua como cirurgião da equipe SC-Transplantes e no atendimento privado de cirurgias do aparelho digestivo.

Dr Leandro Bellina
Cirurgião do Aparelho Digestivo
CRM 22502 | RQE 17188

 

Mais sobre a Cirurgia Bariátrica

 

 

A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade mórbida e ou obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

O conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há cerca de vinte (10) anos pela importância de estudos científicos demonstrando que os órgãos envolvidos na cirurgia produziam substancias hormonais e que a cirurgia na verdade alterava esse equilíbrio hormonal inicial de uma maneira benéfica ao paciente obeso, seja na perda de peso, seja no controle e até na cura de doencas endocrinológicas, como o diabetes, hipercolesterolemia, hiperuricemia e até na hipertensão, parte da síndrome plurimetabolica.

 

Tipos de Cirurgia Bariátrica

As cirurgias diferenciam-se pelo mecanismo de funcionamento. Existem três procedimentos básicos em cirurgia bariátrica e metabólica, que podem ser feitos por abordagem aberta, por videolaparoscopia e atualmente via robótica.

 

Os procedimentos são didaticamente divididos e classificados em:

Restritivos: são procedimentos que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de receber, restringem a quantidade e induzem a sensação de saciedade precoce. Existem cirurgias que são procedimentos puramente restritivos, que não alteram a fome do paciente e os procedimentos que são restritivos e metabólicos, pois além de induzir à saciedade precoce reduzem também o grau de fome.

 

Disabsortivas: são cirurgias que teoricamente alteram pouco o tamanho e a capacidade do estomago em receber alimentos. Alteram drasticamente a absorção dos alimentos a nível de intestino delgado, conhecidas como cirurgias de by-pass intestinal ou cirurgias de desvio intestinal.

Na verdade, são cirurgias que por causarem um grande desvio intestinal, por reduzirem o tempo do alimento no trânsito pelo intestino delgado reduzem a capacidade de absorção do mesmo, com isso, por diminuição de absorção acabam induzindo ao emagrecimento.

As cirurgias disabsortivas podem ser também puramente intestinais, ou seja, não alteram o tamanho do estomago (hoje em dia em desuso) ou também pode acrescentar uma parte metabólica, ao se realizar também uma parte gástrica ao procedimento intestinal, deixando de ser puramente disabsortiva. São cirurgias em que o paciente deve estar ciente da necessidade e da importância do controle dos micronutrientes (vitaminas).

 

Técnicas mistas: são consideradas as cirurgias de ouro, são cirurgias que apresentam elevados índices de satisfação, excelente controle das doenças associadas, excelente manutenção do peso perdido a longo prazo. São as cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. Essa técnica causa uma restrição na capacidade de receber o alimento pelo estômago que se encontra pequeno e possui um desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos. E conhecida como cirurgia de by-pass gástrico.

 

Bypass Gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

Estudado desde a década de 60, o by-pass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso inicial. Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

 

Gastrectomia Vertical

Também conhecida como cirurgia de Sleeve ou gastrectomia em manga de camisa. Esse procedimento e considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso, comparável à do by-pass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.

É um procedimento que já e feito há mais de 20 anos, tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídeos (colesterol e triglicérides).

Atualmente vem crescendo muito o número de cirurgiões que acreditam nos resultados desta técnica, inclusive para controle do diabetes. Estima-se que em pouco tempo sera a cirurgia mais feita no Brasil e no mundo.

Via: www.sbcbm.org.br

Os comentários estão desativados.

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudá-lo?